Ana Amélia Lemos palestra sobre "Brasil e Rio Grande do Sul, política e econômica" durante" Reunião Almoço ACIC desta quinta-feira (26)

23/05/2022 Uma análise política e econômica sobre Brasil e Rio Grande do Sul será o tema da edição especial da Reunião Almoço ACIC desta semana. O encontro acontece nesta quinta-feira(26)

Uma análise política e econômica sobre Brasil e Rio Grande do Sul será o tema da edição especial da Reunião Almoço ACIC desta semana.  O encontro acontece nesta quinta-feira(26) na sede da entidade em Camaquã.

Ana Amélia Lemos é jornalista e ex-senadora com mais de 50 anos de atuação e experiência em suas áreas de atuação.

Sobre a convidada

Em 1959, Leonel Brizola recebeu carta de uma menina de 12 anos, natural de Lagoa Vermelha. De origem pobre, pedia ao governador uma bolsa de estudos para freqüentar o colégio Rainha da Paz, em sua cidade. Dois meses depois, a menina voltava a estudar. Leonel Brizola, que hoje se orgulha disso, na época nem imaginava que o seu gesto daria início à formação profissional daquela que viria a ser uma das mais completas jornalistas brasileiras: Ana Amélia Lemos.

Ana Amélia, a primeira jornalista a comentar a editoria de economia na televisão aberta no Rio Grande do Sul, trocou o ambiente da redação pelo Senado Federal em 2010. Até lá, a profissional colecionou entrevistas, reportagens e vivências no universo da comunicação, capazes de lhe render bagagem e reconhecimento suficientes para garantir seu prestígio e, por consequência, lugar na política brasileira.

Em 3 de outubro de 2010, Ana Amélia foi eleita com 3 401 241 votos (29,54% dos votos válidos).

Prêmios

Ana Amélia esteve entre os dez melhores senadores pelo prêmio Congresso em Foco em 2011, 2012 e 2013.Também esteve entre os cinco melhores parlamentares em outras categorias do prêmio: defensora dos municípios, em 2011; defensora dos servidores públicos e dos aposentados e defesa do consumidor, em 2012; e entre os parlamentares que mais atuam em defesa da educação, em 2013.

Em dezembro de 2011, a Veja publicou o ranking dos melhores senadores e deputados federais do Brasil, que foi feito pela revista e pelo Núcleo de Estudos sobre o Congresso. Neste ranking, em uma escala de 0-10, ela teve a nota de 7,2, ficando na segunda colocação.[38] O senador mais bem avaliado foi Francisco Dornelles, que teve 0,1 pontos a mais que Ana Amélia. Em dezembro de 2013, a nota de Ana Amélia foi de 6,2, estando entre os quinze melhores senadores.

Ana Amélia também esteve na lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diasp) em 2012 e 2013. Em novembro de 2013, ela foi considerada por uma pesquisa do Diasp como a mulher mais influente do Congresso Nacional.

Você é nosso convidado especial!

Te aguardamos nesta quinta-feira, dia 26 de maio as 12h.

É IMPRESCINDÍVEL A CONFIRMAÇÃO DE SUA PRESENÇA.

Informações pelo tel/whats: (51) 3671-4822

A Reunião Almoço ACIC tem o patrocínio de: Sicoob - Afubra - Fortral -Roxo - Becar - Mediare - Acústica FM