👎 Não ao aumento de impostos no Rio Grande do Sul 👎

19/12/2023

A ACIC rejeitou desde o primeiro momento, a proposta de aumento de impostos proposta pelo Governador Eduardo Leite, frente à Reforma Tributária do RS.

Destacamos a impossibilidade de retirar mais de quem já enfrenta dificuldades financeiras, seja pelos efeitos da pandemia, da seca que assolou o estado no último ano e agora das catástrofes pelo excesso de precipitações.

É crucial focar em aumentar a arrecadação de forma responsável e atrair investimentos para impulsionar o desenvolvimento econômico.

Mesmo após a indicação da retirada da proposta, conforme publicação do Governador, seguiremos monitorando de perto questões ligadas a essa pauta, junto com as demais entidades, cientes dos riscos, que tais medidas expõem nossos negócios e o futuro do nosso estado, tendo em vista exemplos práticos de outros estados, e reforçamos que qualquer aumento de impostos será prejudicial para a economia e competitividade do RS.

Apoiamos e reiteramos a manifestação do presidente da FEDERASUL, Rodrigo Souza Costa, agradecendo aos parlamentares gaúchos que se manifestaram contrários ao projeto do governador Eduardo Leite.

ACIC apoia Nota de Repúdio Vereadores de Camaquã ao Projeto de Aumento do ICMS no RS

A ACIC foi veementemente contrária ao projeto de aumento do ICMS no RS, e destaca a importância da proposta de repúdio ao referido aumento, dos vereadores de Camaquã, Vítor Azambuja e Ronaldinho Renocar.

Lamentavelmente, a moção foi rejeitada por maioria.

Lamentamos pública a posição daqueles que manifestaram apoio ao aumento de impostos, enquanto agradecemos e reconhecemos a postura contrária dos vereadores camaquenses.

A ACIC mantém sua defesa por medidas que impulsionem o crescimento econômico sem sobrecarregar desproporcionalmente a população e as empresas, continuando a monitorar ativamente questões tributárias em todos os âmbitos.