Comissão Especial discute proposta de instalação de praças de pedágio em Audiência Pública realizada na ACIC

16/06/2023 Por: Igor Garcia - Assessor Imprensa ACIC

Comissão Especial encarregada de analisar a Situação das Rodovias Concedidas no RS realizou uma audiência pública nesta quarta-feira (14) na Associação Comercial e Industrial de Camaquã (ACIC) para discutir a proposta de instalação de 13 novas praças de pedágio em rodovias federais, incluindo o trecho entre Porto Alegre e Pelotas, na BR-116. O encontro reuniu autoridades locais, municipais e estaduais, bem como representantes da sociedade civil, mobilizados contra a medida.

Segundo informações fornecidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a proposta atual contempla a criação de três praças de pedágio ao longo da BR-116. Em Camaquã, a tarifa básica seria de R$ 8,15, enquanto em Barra do Ribeiro o intervalo de valores ficaria entre R$ 8,01 e R$ 8,15. Já na praça localizada junto à ponte do Guaíba, o valor proposto é de R$ 2,73, resultando em uma média de R$ 19,03 ao somar esses valores.

A  audiência pública foi presidida pelo deputado estadual Luiz Marenco e contou com a participação de mais de 120 pessoas na sede da ACIC. A presidente da associação, Paola Longaray Fonseca, expressou preocupação com a proposta, destacando os desafios que a região já enfrenta em termos de infraestrutura, logística e competitividade.

Paola Fonseca ressaltou que a Metade Sul do estado possui características únicas, com uma economia diversificada, mas também com desafios estruturais que demandam atenção e investimentos. A imposição de novas tarifas de pedágio, segundo ela, afetaria a competitividade das empresas locais, aumentaria o custo de vida dos cidadãos e poderia comprometer o tão almejado crescimento.

Diversos setores da sociedade têm se manifestado contra a medida, destacando a necessidade de buscar soluções que não sobrecarreguem ainda mais a Metade Sul e que promovam o desenvolvimento sustentável da região.

Uma próxima audiência pública já está marcada para o dia 26 de junho, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

O evento contará com a participação de líderes, entidades e população da região da Costa Doce, que estarão reunidos para debater e expressar suas preocupações em relação à proposta de instalação das novas praças de pedágio. Será mais uma oportunidade de ampliar o diálogo e buscar soluções que atendam aos interesses e necessidades da comunidade local.