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O que 2023 reserva para o comércio

30/01/2023
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Segundo análise da CDL Porto Alegre, a partir do cenário econômico nacional, existe a expectativa de um período promissor para o varejo no início do próximo governo, pela previsão de dinheiro que será injetado no mercado. Na avaliação do economista-chefe da Entidade, Oscar Frank, o otimismo pode ser explicado pela melhora do mercado de trabalho e o alívio recente dos preços com a medida que determinou a redução do ICMS sobre bens e serviços considerados essenciais. No entanto, Frank pondera que estas medidas foram concebidas para terminar na virada de 2022 para 2023.

O estudo de fim de ano da CDL POA ‘Copa do Mundo, Black Friday e Natal: Quem ganha a atenção do consumidor?’, aponta que, para 2023, 81% dos consumidores acreditam que será um ano melhor, 33% que será igual e 4% que será pior. Ainda, a pesquisa mostra como as pessoas pretendem conduzir sua vida financeira em 2023. Grande percentual de pesquisados pretendem incrementar sua renda – empreender, para buscar uma nova fonte de receita foi a opção de 37% dos participantes. Já 21% pretendem mudar de emprego ou conquistar um aumento; 19% não têm intenção de mudar nada; 17% realizar investimento; 3% fazer empréstimo. Para Frank, o lado da receita representa um componente fundamental nessa conta: “entendo que os consumidores podem (e devem!) pensar em alternativas para monetizar algum talento próprio”.

Mesmo com otimismo presente, o resultado do pleito eleitoral deve marcar um início do ano com incertezas para os negócios, e não será uma surpresa se algumas turbulências aparecerem – é o que aponta o presidente da CDL POA, Irio Piva. O dirigente também relaciona os impactos dessas mudanças na vida dos empresários. Irio aponta que a agilidade será um diferencial para os negócios em 2023: “Em um cenário de instabilidade, se faz necessário raciocínio rápido, organização célere de novos projetos e eficiência nas ações cotidianas, com uma pronta correção de possíveis erros”.

Outro aspecto apontado pelo presidente é a importância de um olhar mais apurado, que englobe a tecnologia e os valores humanos. “Nós estamos vivendo em dois mundos distintos nos negócios – o avanço rápido da digitalização e, por outro lado, as pessoas valorizando a experiência, o humano. Por isso, é primordial manter o foco na qualidade do bom atendimento, independentemente do canal”, recomenda o presidente. 1. 

Veja os sete tópicos que devem estar no dia a dia dos empresários em 2023, segundo Irio Piva:

1. Investimentos de curto prazo. Muitas definições precisam ocorrer no campo político econômico para gerar maior tranquilidade aos empreendedores.

2. Agilidade na tomada de decisão: pensar, organizar, agir e corrigir rápido.

3. Atenção do consumidor e atendimento de qualidade estão entre dois mundos distintos: digital e da tecnologia. Mas as pessoas valorizam ainda mais a experiência e o físico/real.

4. Quanto mais tecnologia, maior a necessidade de conexão humana.

5. Investimentos ou ampliações: atenção no curto, médio e longo prazo. Decisão com impacto significativo no negócio (no caixa) deve ser tomada a partir de detalhes e cenários possíveis. Atenção a taxas de juro em financiamentos.

6. Varejista precisa estar disposto a fazer mudanças de rota muito rápidas e a aproveitar oportunidades. Mudança exige adaptação rápida. Se não der resultado, reavalie rapidamente.

7. Dificuldades de 2022 ensinaram o varejista a ser resiliente e a evoluir na digitalização, experiência, gestão e visão mais macro para diferentes cenários do mercado e da economia.

Dados: Jornal do Comércio

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