AED (Aviso Eletrônico de Débito): o que é e como funciona

13/07/2022

O AED (Aviso Eletrônico de Débito) é uma solução da Boa Vista ofertada para as associadas da CDL POA que favorece a assertividade no momento de recuperar crédito junto aos clientes. Ao inserir uma pessoa na base de dados do SCPC, ela automaticamente receberá um aviso via SMS ou e-mail sobre sua negativação. Assim, quem desejar receber seus débitos de forma mais eficaz pode utilizar o AED para realizar cobranças mais recorrentes. O AED também facilita e agiliza o processo de recuperação de crédito, visto que antes as cobranças eram enviadas por cartas via correios.

Essa nova modalidade de comunicação com os consumidores é uma forma mais ágil, rápida e que, consequentemente, aumenta a recuperação de crédito em comparação com as tradicionais cartas. Atualmente, a maioria das pessoas utiliza telefone celular, alguns com tecnologias mais avançadas, outros mais comuns, mas todos os aparelhos recebem mensagens via SMS, por exemplo, então essa forma de acessar o cliente é muito mais assertiva.

Hoje é possível enviar uma mensagem para o cliente X informando que ele está entrando na base da empresa Y por falta de pagamento. Ou seja: se o consumidor tiver conhecimento de que comprou naquela loja, vai dar uma atenção maior à comunicação e provavelmente realizar o pagamento que está em atraso. A ideia do AED é justamente incentivar que o consumidor se movimente em direção à empresa de forma mais rápida.

Como funciona o AED (Aviso Eletrônico de Débito) na prática

A comunicação do AED se dá primeiramente por e-mail e, caso o consumidor não seja localizado dessa forma, são feitos os envios via SMS. Por outro lado, se os clientes não forem localizados no e-mail e nem através do envio de SMS, é feito o envio de uma carta. A recuperação média nas situações em que os consumidores são encontrados por e-mail ou SMS é de aproximadamente 70%.

Vantagens do AED:

– Ágil e assertivo

– Melhor taxa de retorno

– Mais eficiência na recuperação em relação à  carta

– Mais segurança e comodidade no acesso

– Mais sustentável (sem papel)

– Não é afetado por atrasos ou greve dos Correios

– Confirmação de envio

– Respaldo jurídico

A solução da Boa Vista é ofertada pela CDL POA e está disponível para todas as associadas do Rio Grande do Sul – que inclui 152 entidades parceiras. Com a implementação do AED as empresas conseguem localizar os clientes de forma muito mais rápida, o que resulta em uma recuperação muito mais positiva para os negócios. Assim, os clientes inadimplentes retornam às lojas para efetuar os pagamentos em atraso e isso traz agilidade e velocidade, bem como segurança para a etapa de comunicação.

Além disso, o AED conta com o uso de tecnologias que conseguem validar se de fato o cliente recebeu o e-mail ou o SMS, por exemplo, o que leva ainda mais segurança e validações necessárias para as empresas.

Fonte: CDL POA