Certificado de origem: o que é e como ele pode ajudar minha empresa?

03/12/2021

Importar ou exportar mercadorias é um ótimo caminho para expandir seu negócio, seja vendendo seu produto para outros países, comprando insumos para sua empresa, ou até mesmo revendendo produtos de origem externa. Porém, para que muitas destas operações aconteçam de forma eficiente e com tributos reduzidos, sua empresa precisa de um certificado de origem.

Por exemplo, acordos como o Mercosul (que inclui Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela, Colômbia, Chile, Bolívia, Equador e Peru) trazem vantagens como uma menor barreira alfandegária.

Como o certificado de origem pode me ajudar a exportar?
O Certificado de Origem é um documento que atesta a origem da mercadoria a ser exportada para fins de obtenção de vantagens comerciais em preferências tarifárias negociadas nos acordos comerciais. Seu principal benefício é a redução ou isenção de impostos de importação para os clientes no exterior.

Como conseguir um certificado de origem?
A emissão pode ser realizada na ACIC.

E-mail - comex@acicamaqua.com.br
Telefone/ whatsapp: (51) 3671.4822